Para reter estudantes e famílias e até mesmo captar novas matrículas, as escolas podem criar políticas de descontos ou programas de bolsas de estudos. A estratégia, usada durante a campanha de matrículas, pode ter uma função social, dar mais visibilidade para a instituição de ensino e, ainda, auxiliar na saúde financeira da escola.
É necessário, no entanto, usar o recurso de forma moderada e com controle rigoroso. A aplicação de descontos pode ser um assunto delicado e merece a atenção redobrada da escola. Por isso, é fundamental estabelecer uma política de descontos, com segurança e transparência para todos, mostrando critérios claros para a concessão de bônus, reduções nas mensalidades e bolsas. Tenha tudo sempre bem registrado e com consentimento das famílias.
E quais critérios eu posso adotar em minha escola? Um dos critérios que a escola pode adotar para a aplicação de descontos é o vínculo, ou seja, estudantes com mais tempo de casa ou que tenham irmãos ou irmãs e outros familiares matriculados na mesma instituição de ensino.
Outro exemplo de critério pode ser o cumprimento da data de vencimento da mensalidade ou antecipação dos pagamentos. A escola pode ainda adotar o critério de mérito, para alunos(as) com as melhores notas, ou de indicação, quando o(a) aluno(a) indica outros estudantes que efetivam realmente a matrícula na instituição. Confira no quadro abaixo alguns exemplos:
Antes de aplicar qualquer política de descontos ou bolsas, olhe para a saúde financeira de sua escola. Comece estudando quanto da receita bruta projetada (número de alunos(as) X valor da anuidade) sobra para cobrir os descontos, desde que sejam pagas todas as despesas. A partir disso, estipule uma verba específica para as bolsas.
Além disso, para garantir segurança institucional, é preciso que exista uma política transparente de concessão de descontos, com regras e prazos claros.
A criação de bolsas e descontos pode ser, também, uma solução para pendências financeiras. A inadimplência é um componente bastante associado à evasão escolar, porque pode denotar um eventual desinteresse dos alunos que se encontram nessa situação.
Os pais do(a) aluno(a) em questão também podem passar por problemas financeiros e encontrar dificuldades para quitar as mensalidades em dia. Por isso, tenha em mãos o histórico de pagamentos e do desempenho acadêmico para propor soluções que facilitem a permanência na instituição.
Negociar dívidas é uma prática muito eficiente para reter alunos(as) e permite que o estudante interessado dê continuidade aos seus projetos.
Lembre-se de que os itens abaixo são apenas dicas que a escola pode ou não utilizar, dependendo do que faz sentido para o momento e considerando sua saúde financeira.
Desconto na compra do kit uniforme para rematrículas efetivadas dentro do período incentivado: escolas realizam parcerias com empresas fabricantes de uniformes e conseguem negociar descontos de 10 ou 15%, por exemplo, para famílias que realizam as rematrículas até data definida pela escola. Nesse caso, é preciso tomar cuidado apenas para não explicitar direcionamento para as compras, o que é proibido pela legislação.
Rematrícula solidária: a escola concede um percentual de desconto na primeira mensalidade, em torno de 10 a 15%, para rematrículas realizadas dentro do período incentivado e, ao mesmo tempo, promove a arrecadação de alimentos não perecíveis ou brinquedos para instituições beneficentes. Ou seja, concede desconto para quem realizar a rematrícula dentro do período definido e levar um kg de alimento para doação. Além de definir um incentivo ou atratividade para a matrícula, a escola movimenta a comunidade escolar na ação.
Descontos para matrículas antecipadas: aplicar descontos para as matrículas antecipadas, que vão diminuindo conforme o tempo vai passando. Por exemplo: 20% de desconto para as mensalidades do mês x até o mês y de 2023 (não incluindo o material didático e não cumulativo com outras bolsas e descontos concedidos) para quem realizar a rematrícula do dia 31 de outubro ao dia 10 de novembro. Depois da data, o desconto cai para 10%.
Indicação de novos alunos(as): alunos(as) com mais tempo de casa que trouxerem novas matrículas durante a campanha de matrículas recebem descontos gradativos. Definir até quanto de desconto a escola pode dar, sem afetar a saúde financeira.
Descontos para as primeiras 10 rematrículas: definir um desconto nas primeiras mensalidades, sem afetar o financeiro da escola, para os 10 primeiros alunos(as) que efetuarem a rematrícula.
Rematrícula premiada: sorteios de brindes da escola ou até mesmo material didático custeado pela escola para as 50 primeiras rematrículas. Deixar claro e ser transparente durante todo o processo, mostrando quem são os(as) alunos(as) que realizaram a rematrícula dentro das regras do sorteio. Utilizar murais de editais da escola para isso.
Congelar índice de reajuste: manter valor, sem reajuste, nas duas primeiras mensalidades do novo ano letivo, para os(as) 10 primeiros(as) alunos(as) que realizarem a rematrícula.
Camiseta personalizada do uniforme e desconto: desconto na primeira mensalidade para quem realizar a rematrícula durante o período incentivado e uma camiseta personalizada da escola.
Evento exclusivo para as 30 primeiras crianças/alunos(as) que realizarem a rematrícula: a escola pode construir uma campanha com essa ideia e realizar um evento exclusivo, na própria instituição ou em alguma casa de brincadeiras e festas da cidade, para as primeiras 30 pessoas que realizarem a rematrícula. Promover nesse dia brincadeiras, entregar brindes e levar atrações próprias para a idade. Uma espécie de festa da família (Dia Nacional da Família no dia 08 de dezembro).
Promover um evento para falar sobre as novidades da escola em 2023 e incentivar que pais levem outras famílias: famílias que conseguirem levar outras para o evento e trouxerem novos estudantes durante a campanha de matrículas, recebem desconto.
Escola aberta no Dia D: receber famílias e comunidade escolar para conhecerem a estrutura da escola, explorando seu potencial e diferenciais, promovendo atividades culturais, esportivas e educativas. Quem fizer a rematrícula durante o “Dia D”, receberá x% de desconto nas primeiras mensalidades.
Alunos(as) destaques em nota podem ser guardiões e/ou influenciadores da marca: desconto para alunos(as) que são destaque nas notas e atividades e se tornam influenciadores da marca nas redes sociais, sempre destacando o nome da escola. Para isso, é preciso, no entanto, um pouco de treinamento dos envolvidos, da família e dos próprios estudantes. Quando são alunos(as) muito pequenos, podem ser os responsáveis por eles os participantes do programa.